A Terapia EMDR, Eye Movement Dessensitization and Reprocessing, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, é uma nova abordagem psicoterapêutica que desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro. Vale ressaltar que podemos realizar a estimulação bilateral através dos seguintes sentidos: visual, tátil ou auditivo.
Foi descoberta pela cientista americana Francine Shapiro no final da década de 80 e aprovada pela OMS para tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Atualmente estudos científicos e experiência clínica apontam resultados positivos para outros transtornos como ansiedade, depressão, transtorno bipolar e doenças psicossomáticas.
O EMDR é uma terapia de reprocessamento. Com essa terapia estimulamos o cérebro a processar as memórias perturbadoras, fazendo uma “reciclagem” das imagens, emoções, sensações corporais e crenças negativas associadas às mesmas. O passado fica no passado e a lembrança passa a não desencadear o mal estar que despertava antes.